Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa (EPLLI)

[NOVO] 1ª APLICAÇÃO DO EXAME DE PROFICIÊNCIA LEITORA EM LÍNGUA INGLESA – 2024

O Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa (EPLLI) é um projeto de extensão organizado pela Casa de Cultura Britânica (CCB), com o objetivo de verificar a suficiência leitora dos alunos de programas de Mestrado e Doutorado da UFC. A comprovação de proficiência leitora em língua estrangeira é exigência expressa na Resolução nº 17/CEPE/UFC, de 04 de dezembro de 2015.

A CCB oferta uma edição do exame, semestralmente, apenas para os alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFC, e duas outras edições, anuais, para alunos de outras universidades.

O EPLLI também é responsável pela elaboração e correção de provas de proficiência em língua inglesa aplicadas nas seleções de mestrado e doutorado da UFC.

IMPORTANTE!!!!

A CCB esclarece que a atividade PROFICIÊNCIA, que consta no hall de atividades obrigatórias dos programas de pós-graduação da UFC, não é de responsabilidade das Casas de Cultura Estrangeira.

Na verdade, a atividade Proficiência é regulada pelo próprio programa de pós-graduação que deve esclarecer aos seus alunos quais testes serão aceitos e a pontuação para a conclusão dessa atividade.

Todos os programas de pós-graduação da UFC aceitam a declaração dos exames de proficiência emitidos pelas Casas de Cultura, que é um exame gratuito, com foco na avaliação da compreensão leitora do aluno. No entanto, há a possibilidade de nota de outros testes como exames de proficiência de outras universidades, TOEFL, IELTS, entre outros. Quem define a nota mínima e quais exames são aceitos é o próprio programa de pós-graduação.

A Coordenação do EPLLI ratifica que não é responsável pela Atividade Proficiência, obrigatória nos cursos de Mestrado e Doutorado da UFC. Mas, dentro das possibilidades de sua força de trabalho, faz o possível para atender ao maior número de alunos da UFC, colocando-os como prioridade nas edições ofertadas, considerando sempre a regra da ordem de maior para menor urgência.

E-mail: ccbproficiencia@ufc.br

Telefone: 3366.7640