Cursos Oferecidos

Curso de Língua Espanhola

O Curso de Língua Espanhola tem como objetivo principal habilitar o aluno a comunicar-se de forma oral e escrita, utilizando corretamente as estruturas de nível intermediário da Língua Espanhola. Por outro lado, o curso também realiza difusão dos valores culturais dos países de Língua Espanhola, principalmente da Espanha, junto à comunidade universitária e à comunidade em geral.

O curso é composto de sete semestres, totalizando uma carga horária de 420 horas-aula.

Os semestre concluídos correspondem aos seguintes níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas:

Semestre concluído

Nível segundo o QCERL

Primeiro
Segundo A1
Terceiro A2
Quarto
Quinto B1
Sexto
Sétimo B2

 

Há duas formas de ingresso no Curso de Língua Espanhola:

  • Teste de Admissão para o semestre 1, para aqueles alunos que nunca estudaram espanhol;
  • Teste de Nível, direcionado àqueles que já possuem algum conhecimento da língua.

As duas seleções são administradas pela Coordenadoria de Concursos e Vestibulares da UFC – (CCV)

 

Curso Preparatório para o DELE B2

Constituindo-se de 64h/a, distribuídas durante um semestre letivo, o presente curso permitirá que os alunos desenvolvam as competências necessárias para a realização das provas do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE).

Este curso se destina aos alunos que já tenham atingido, no mínimo, o nível B2 em língua espanhola e que queiram se capacitar para o exame DELE B2, Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (emitido pelo Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha). Ao final do curso os estudantes serão capazes de compreender e desenvolver as ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive de caráter técnico, sempre que estiverem dentro do seu campo de especialização; expressar-se em língua espanhola com grau suficiente de fluência e naturalidade, de modo que a comunicação se realize sem esforço por parte dos interlocutores e produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, além de defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando os prós e contras das distintas posições. Conhecer as fases do exame e saber desenvolver as diversas atividades nele propostas sem perder o controle do tempo e sem tirar o foco do objetivo: obter o DELE B2.