Cursos Oferecidos

 

Curso Básico de Português

O Curso Básico de Português da Casa de Cultura Portuguesa (CCP) é direcionado às relações que se estabelecem entre as palavras e os conectivos, entre estes e as frases que formam o parágrafo e entre os parágrafos que formam o texto. Assim, o estudo da Gramática passará a ser uma estratégia para a compreensão, a interpretação e produção de textos coerentes e coesivos. Ao final do curso o aluno da CCP é capaz de ler e produzir textos com coerência e precisão na Língua Portuguesa

O curso é composto de 240 horas-aula distribuídas em 4 semestres letivos.

 

Curso de Português para Estrangeiros: língua e cultura brasileira

O “Curso de Português para Estrangeiros: língua e cultura brasileira” é um projeto de extensão ofertado pela Casa de Cultura Portuguesa e coordenado por um de seus professores, com aulas ministradas pelos docentes dessa casa. Este curso tem como objetivo o trabalho com as quatro competências: ler, escrever, escutar e falar em português como segunda língua (L2) ou língua adicional.

A partir de 2018, o Curso de português para estrangeiros: língua e cultura brasileira, atendendo às configurações atuais do ensino de português como Língua Estrangeira ou Segunda Língua, passa a certificar por etapas de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, a saber:

– Curso de português para estrangeiros: língua e cultura brasileira – A1 (120 horas, em dois semestres de 60 horas).

– Curso de português para estrangeiros: língua e cultura brasileira – A2 (120 horas, em dois semestres de 60 horas)

– Curso de português para estrangeiros: língua e cultura brasileira – B1 (120 horas, em dois semestres de 60 horas).

Esse curso atende às demandas de estudantes e profissionais estrangeiros que vêm ao Brasil para estudar ou trabalhar. Essa ação possibilita a integração cultural desses estrangeiros pela imersão nos valores culturais do povo brasileiro, por meio da aquisição da competência comunicativa em Língua Portuguesa.

Esse curso já funciona desde 2014.2 e, ao longo desse tempo, já atendeu a aproximadamente 300 (trezentos) estudantes e profissionais estrangeiros, oriundos de aproximadamente 30 (trinta) países, que tiveram (e têm tido) interesse em aprender a Língua Portuguesa.

Maiores informações: fone (85-3366-7650), e-mail: ple@ufc.br

Coordenador: Prof. Dr. Nonato Furtado