Encontro apresenta conquistas e perspectivas da relação entre UFC e Alemanha

Data de publicação: 16 de maio de 2018. Categoria: Coordenadoria Geral, Cultura Alemã

A colaboração da Universidade Federal do Ceará com a Alemanha é o mote do Encontro UFC-Alemanha: Conquistas e Perspectivas, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 14h, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC, pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pela Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior (REBRALINT).

abertura do evento contará com palestra da representante do DAAD no Brasil, Martina Schulze, sobre a contribuição acadêmica do Brasil naquele país europeu.

Na sequência, diferentes dimensões da colaboração da UFC com a Alemanha serão apresentadas, assim como diversas iniciativas que surgiram recentemente no Ceará e poderão auxiliar nessa perspectiva, como a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Ceará (CCIBAC) e a Associação de Professores de Alemão no Norte/Nordeste (APANOR).

Professores da UFC ainda relatarão suas experiências em projetos realizados com parceiros alemães e apresentarão os três projetos Programa Brasil Alemanha (PROBRAL) que a Universidade ganhou recentemente, de um total de 30 aprovações no Brasil inteiro. O PROBAL é um programa que apoia projetos realizado conjuntamente por grupos de pesquisa dos dois países.

Na noite do dia 22, a partir das 18h, haverá programação cultural no jardim da Casa de Cultura Alemã, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

O dia 23 será dedicado às perspectivas e possibilidades para discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFC que querem conhecer a língua e a cultura alemã ou desejam colaborar com pesquisadores do país europeu. Haverá uma apresentação das diferentes possibilidades de aprender o alemão na UFC, seguida de depoimentos de ex-alunos que realizaram estágio na Alemanha e, agora, estão aproveitando essa experiência em sua vida profissional no Brasil.

Em seguida, discentes e docentes da UFC relatarão suas experiências de intercâmbio acadêmico. Finalizando o evento, a Profª Reseda Streb informará sobre programas e bolsas do DAAD que objetivam intercâmbio e colaboração científica, além de abrir espaço para orientação individual.

O Instituto UFC Virtual transmitirá o Encontro UFC-Alemanha ao vivo pela Internet. Basta acessar os links disponíveis para cada dia da programação: terça-feira (22) e quarta-feira (23).

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Fonte: Prof. Konrad Utz, coordenador de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais – fone: 85 3366 7333 / e-mail: mobilidade@prointer.ufc.br